pt | en

Nascido da vontade da TESE e da Câmara Municipal de Cascais trabalharem em conjunto na procura de soluções para os jovens, o ORIENTA.TE iniciou-se em Setembro de 2008, no Bairro Novo do Pinhal (S. João do Estoril), e continua a intervir em Cascais até aos dias de hoje.

Entre 2010 e 2012 expandiu-se para a freguesia de S. Domingos de Rana, com financiamento do Programa Escolhas, co-financiado por POPH/ QREN/ FSE e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, Clube Desportivo e Recreativo "Os Vinhais", Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo e Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo. Ainda em 2010 o projeto iniciou atividades na Torre/Cruz da Guia e em 2011 nos Bairros da Cruz Vermelha, Adroana e Alcoitão.

Em 2013 o ORIENTA.TE retomou atividade em S. Domingos de Rana, com uma candidatura apresentada por jovens e parceiros ao Programa Escolhas 5ª Geração. Ao longo do triénio (2013-16) o projeto teve uma participação global de 662 participantes (dos quais 64% entre os 14 e 24 anos) e:

» 3779 atividades realizadas

» 85 participantes aumentaram as suas competências pessoais e interpessoais promotoras de autonomia

» 60 participantes reforçaram a sua rede de contactos pessoais e profissionais e rede de suporte familiar

» 161 participantes aumentaram as suas competências em Tecnologia de Informação e Comunicação

Em 2016 foi aprovada uma candidatura ao Programa Escolhas 6ª Geração, com um alargar do território de intervenção e dos parceiros do consórcio, surgindo com novas atividades e nova designação: ORIENTA.TE E6G. São parceiros do consórcio: a Câmara Municipal de Cascais, a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais, a Estudantina Recreativa S. Domingos de Rana, a Associação Juvenil A Rota Jovem, a KUTUCA - Associação Juvenil do Bairro das Faceiras e a Ideias Oblíquas - Associação.

Em 2019-2020 a desenvolver a 7ª Geração do Programa Escolhas sob a designação ORIENTA.TE E7G. São parceiros do consórcio: Câmara Municipal de Cascais, a Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais, a Associação Juvenil A Rota Jovem, e a Ideias Oblíquas - Associação.

 


Atividades do Projeto ORIENTA.TE E7G

 

ACOMPANHAMENTO AOS JOVENS E SEUS PROJETOS DE VIDA:

» Descobre.te - Acompanhamento individualizado para apoio à construção do projeto de vida
» Em.Família - Acompanhamento às famílias para reforço do sistema familiar e consequente apoio à construção do projeto de vida dos jovens

APOIO À EMPREGABILIDADE:
» Activ@.te - Oficina de apoio à construção de instrumentos de procura de emprego e pesquisa ativa de emprego e formação
» Projeta.te - Apoio ao desenvolvimento de projetos individuais e de grupo
» Divulga.te - Espaço de partilha e divulgação de talentos e projetos inspiradores dos jovens

APROXIMAÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO:
» Inspira.te + Inspira.nos - Mentorias informais, individualizadas e em grupo, com profissionais nas suas áreas de interesse e/ou oportunidades de job-shadowing (ou semelhantes)
» Job.Tour - Visitas em grupo a diferentes departamentos de entidades empregadoras

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS JOVENS:
» Mexe.te - Workshops em diferentes áreas, envolvendo a divulgação de competências dos participantes, atores locais e externos
» Experimenta.te - Experiências únicas (culturais, desportivas, gastronómicas, bem-estar, entre outros.) idealizadas pelos jovens que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e ainda para o sentimento de grupo e de pertença
» Assembleias de Jovens - Espaço de co-gestão do projeto
» Djumbai - Espaço auto-organizado de convivência e de acesso livre à internet

 

Mais sobre o ORIENTA.TE E7G em https://linktr.ee/ORIENTA.TE