pt | en

Mariana Abrantes de Sousa, Vice-Presidente da TESE, participou enquanto oradora na conferência Miranda Forum Africa, que promoveu o debate sobre “O Papel do Setor Privado na Promoção do Crescimento Económico em África", no dia 15 de novembro, em Lisboa.

 

MAS02 

 

Na sua intervenção sobre “Financiamento de Projetos Climáticos nos PALOP: Necessidades e Oportunidades”, Mariana Abrantes de Sousa esclareceu os presentes sobre as necessidades e desafios nos PALOPs e abordou fontes e formas de financiamento dedicadas a projetos climáticos, tais como o blending de recursos do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund – GCF), com outras fontes. Apresentou, também, vários casos de estudo de projetos africanos relevantes e replicáveis. Um dos projetos replicáveis discutido foi Bambadinca Sta Claro, uma mini-rede de energia solar criada e implementada pela TESE, na Guiné-Bissau, e financiada pela União Europeia, o Global Environment Facility e o Instituto Camões.

Mariana Abrantes de Sousa apresentou, ainda, Project Preparation Facilities, iniciativas que apoiam a formulação de projetos para apresentar aos organismos financiadores e lançou o desafio à criação de uma "incubadora de projetos", que dinamizasse a elaboração de dossiers e candidaturas de projetos nos países Lusófonos.

O evento reuniu representantes governamentais e multilaterais bem como promotores e consultores privados, que partilharam as melhores práticas para trabalharmos juntos a favor do Desenvolvimento Sustentável em África, juntando capacidades e vontades do setor publico e e do setor privado nesta grande campanha.

 

Consulte o programa e as apresentações da conferência M-Forum em: https://mirandaforafrica.com/program/